09. Ligações internas – MediaWiki

Um artigo no Wiki deve fazer uso da marcação hipertexto, para que o leitor consiga navegar entre os artigos apenas com um clique. Um link interno, é conseguido usando colchetes em volta dos termos a ligar, por exemplo [[LCAD]].

O editor deve ter sempre presente que os termos devem ser criados no singular, o que por vezes faz com que não seja possível ligar termos no plural. Por exemplo, se tentar ligar casas, verá um link vermelho, pois o artigo foi criado no singular: casa.

Porém, pode conseguir ligá-lo e ainda visualizá-lo no plural. Para isso, separamos o termo a ligar daquele que será visível mediante uma barra vertical (|), como por exemplo: [[casa|casas]].

Há casos em que é ainda mais simples rematar estas situações: se o termo no plural puder ser dividido num sufixo anexado ao termo principal (p.e. células = “célula” + “s”), pode ainda escrever a ligação assim: [[célula]]s.

O software do Wiki irá detectar a letra encostada ao colchete e interpretar como se estivesse escrito [[célula|células]]. Podíamos então ter escrito casas desta forma: [[casa]]s.

Deixe uma resposta